Na Espanha, Lula critica big techs e fala em “colonialismo digital”

Por
2 2 Min
Presidente diz que ambiente virtual se tornou “tóxico”, defende regulação para plataformas e afirma que ECA digital é só o 1º passo O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou as big techs ao afirmar que, “sem regras, vão criar um colonialismo digital”. A declaração foi feita nesta sexta-feira, em Barcelona, durante declaração conjunta com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez (Psoe, esquerda). “Nossos dados são extraídos, monetizados e usados para concentrar o poder político e econômico nas mãos de um punhado de bilionários”, afirmou o petista. O presidente voltou a defender a ampliação da regulação das plataformas e citou o ECA Digital como o “1º passo que nós precisamos dar para muitos outros assuntos”. O ECA Digital, assinado em março de 2026, regulamenta medidas de segurança para crianças e adolescentes nas redes sociais. Ao justificar a necessidade de ampliar a regulação das redes sociais, Lula afirmou que o Brasil precisa proteger a soberania e evitar interferência externa, especialmente em ano eleitoral. “Nós precisamos agora regular tudo que for digital, para que a gente dê soberania ao nosso país e que não permita, inclusive, intromissão de fora”, disse. O petista defendeu que Brasil e Espanha invistam em soberania digital. Disse que os 2 países vão promover cooperação entre o Centro Nacional de Supercomputação de Barcelona e o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), no Brasil, para o desenvolvimento de projetos conjuntos em inteligência artificial e outras áreas. “É um problema da humanidade”, afirmou. Lula também criticou o que chamou de “indústria da mentira”. Disse: “Não é possível tratar como normal e como liberdade de expressão a indústria da mentira, da transmissão do ódio, da violência verbal e da desinformação, como ela tem acontecido no planeta. Não é possível”. Crédito Poder360 O post Na Espanha, Lula critica big techs e fala em “colonialismo digital” apareceu primeiro em Paulo Figueiredo.

Fonte/ Créditos Paulo Figueiredo

FONTE: https://paulofigueiredoshow.com/na-espanha-lula-critica-big-techs-e-fala-em-colonialismo-digital/