IV Feira de Educação Ambiental de Carapebus encerra edição com ampla participação da comunidade escolar e da população
Evento reuniu estudantes, educadores, instituições, parceiros e visitantes em dois dias de atividades voltadas à sensibilização ambiental e à valorização das águas de Carapebus
Divulgação
A IV Feira de Educação Ambiental de Carapebus (FEAC) chegou ao fim nesta quinta-feira (11), consolidando mais uma edição marcada pela participação da comunidade escolar, pelo fortalecimento da educação ambiental e pelo protagonismo dos estudantes na construção de uma cultura de preservação e sustentabilidade.
Promovida pela Prefeitura de Carapebus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMASU), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a feira teve como tema "Águas de Carapebus, nosso bem mais precioso" e reuniu alunos da rede municipal de ensino, educadores, instituições parceiras e a população na Praça Frei Balthasar.
Durante os dois dias de programação, os visitantes participaram de atividades educativas, exposições, apresentações culturais, oficinas e visitação aos estandes temáticos, que abordaram diferentes aspectos relacionados à preservação ambiental, aos recursos hídricos e à sustentabilidade.
A programação também atraiu a participação da população em geral, reunindo moradores de Carapebus e visitantes de municípios vizinhos. O interesse do público pelas atividades desenvolvidas ao longo da feira reforçou a importância da FEAC como um espaço de sensibilização ambiental, troca de conhecimentos e fortalecimento da consciência coletiva em torno da preservação dos recursos naturais.
Um dos destaques da feira foi o envolvimento das escolas municipais, que levaram ao público trabalhos, pesquisas e apresentações artísticas desenvolvidas pelos estudantes. Por meio da música, do teatro e da dança, as crianças e adolescentes compartilharam reflexões sobre a importância da água e do cuidado com o meio ambiente, demonstrando o papel transformador da educação ambiental dentro e fora da sala de aula.
Para a secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Melina Nascimento, o sucesso da quarta edição da FEAC reforça a importância do trabalho contínuo de sensibilização ambiental desenvolvido no município.
"A FEAC chega à sua quarta edição mais fortalecida e consolidada. Hoje percebemos um envolvimento muito maior da comunidade escolar, dos educadores, das famílias e dos nossos parceiros com a causa ambiental. Esse compromisso é resultado de um trabalho contínuo de educação e conscientização que vem sendo desenvolvido no município. Ver nossas crianças falando sobre preservação das águas, biodiversidade e responsabilidade ambiental mostra que estamos formando cidadãos mais conscientes e comprometidos com a proteção das riquezas naturais de Carapebus. A FEAC se tornou uma referência regional e hoje é a maior e única feira de educação ambiental do Norte Fluminense dedicada exclusivamente a esse propósito."
Ao longo de suas quatro edições, a feira vem se consolidando como um importante espaço de mobilização, conhecimento e sensibilização ambiental, fortalecendo o diálogo entre poder público, comunidade escolar e sociedade na construção de um futuro mais sustentável.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a): SANDRO FRAGA LUIZ
sandrosmo2017@gmail.com